Segundo Ministério da Economia, foi lançado recentemente nova funcionalidade do portal Compras.gov.br, intitulado como “o Publicador de Contratos”. Essa solução viabiliza que estados, municípios e órgãos dos poderes Judiciário e Legislativo publiquem seus contratos ou empenhos com força de contrato no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) de forma simples e gratuita, sem a necessidade de intermediários ou infraestrutura própria. Segundo o Ministério da Economia, isso garantirá a publicidade do inteiro teor do contrato, como termos e anexo, para melhor controle, segundo a nova lei de licitações.
Segundo o site do Ministério da Economia:
“O Publicador de Contratos alcança todos os órgãos que não fazem parte da Administração Federal direta, autárquica e fundacional (os chamados órgãos não-Sisg [Sistema de Serviços Gerais]). Com a ferramenta, esses órgãos passam a ter uma opção de envio dos contratos para o PNCP de forma automatizada e sem custos. Ou seja, não precisarão mais dispor de soluções próprias ou desenvolvidas por empresas de softwares especializados para viabilizar o envio dos contratos e empenhos ao PNCP. Além da facilidade no procedimento, terão redução de custos atrelados à prestação do serviço, como gastos financeiros com infraestrutura e pessoal.
“Essa é mais uma facilidade que estamos oferecendo para descomplicar a participação nas contratações realizadas pelo governo federal. Ouvimos a necessidade dos usuários do sistema de compras e desenvolvemos uma solução tecnológica que vai gerar mais inclusão e mais facilidade de uso, resultando em maior adesão ao uso do Compras.gov.br”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “Isso beneficia a todos, pois gera maior interesse dos fornecedores em participar ativamente da plataforma, e, como consequência, maior competitividade”, complementa.”