Foi anunciada em 02/11/2021, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, durante discurso de Boris Johnson, Primeiro-Ministro Britânico, a celebração da Declaração dos Líderes de Glasgow sobre Florestas e Uso da Terra. A Declaração foi assinada por 110 países, que representando 85% das florestas do planeta, incluindo o Brasil.
Dentre diversas diretrizes apresentadas na Declaração, destaca-se o objetivo de acabar com o desmatamento até 2030. Para tanto, previu-se o aporte de recursos para medidas de recuperação de ecossistemas e medidas de prevenção, que podem beneficiar a amazonas e o cerrado brasileiro. Segundo o portal de notícias da ONU, na COP26, há um compromisso assinado por mais de 30 instituições financeiras, de US$ 8,7 trilhões, que também destina para esse fim.
Tais recursos, segundo o mesmo Portal de Notícias da ONU, pode ser oportunidade para geração de empregos, mas também se prevê medidas de prevenção contra o desmatamento. Nesse cenário, acredita-se que tais medidas podem ensejar maior enrijecimento de regras ambientais e fiscalização do uso do solo.
Para maiores informações, entre em contato com: