BNDES ESTRUTURA APORTE BILIONÁRIO NA EMBRAER APÓS FRACASSO DAS NEGOCIAÇÕES COM A BOEING

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social estrutura resgate de 1 bilhão de reais à Embraer, após a fabricante nacional de aeronaves ter visto frustradas suas negociações de estruturação de uma joint venture com a Boeing e ter perdido seu grau de investimento de acordo com os ratings das casas de análise Fitch e Standard & Poor’s (S&P).

Com isso, a instituição financeira pública pretende aportar o valor bilionário em troca de debêntures e bônus de subscrição de ações da companhia, colocando-a ao lado de diversas outras instituições – como varejistas e empresas do setor de infraestrutura. Ressalta-se que, assim como o setor de aviação comercial, o de fabricantes de aeronaves também é um dos principais afetados pela crise causada pela pandemia de covid-19.

Caso convertidas em equity, as dívidas emitidas pela Embraer permitiram que o BNDES aumentasse sua participação na fabricante dos atuais 5,4% para 21% do capital social. Contudo, de acordo com fontes ligadas ao banco, caso concluído o aporte, a intenção é de que pelo menos parte dos valores mobiliários adquiridos sejam revendidos no mercado secundário.