O banco americano First Citizens anunciou, neste domingo, dia 26 de março de 2023, que vai comprar a maior parte do Silicon Valley Bank (SVB), cuja falência no início de março desencadeou uma onda de pânico no setor bancário global, com repercussões nos Estados Unidos e na Europa. A transação refere-se em particular a U$72 bilhões em ativos, comprados com desconto pelo First Citizen. De acordo com o regulador bancário americano (FDIC), o First Citizens assumirá “todos os depósitos e empréstimos” do banco em crise, e “as 17 agências do SVB abriram como First Citizens” nesta segunda-feira. Além disso, o mecanismo americano de garantia de depósitos, administrado pelo FDIC, absorverá cerca de U$ 20 bilhões em perdas.
Após o anúncio da falência do SVB no início de março, o mercado financeiro passou a viver uma intensa crise de confiança em que se especulava a respeito das implicações macroeconômicas da quebra do branco norte americano, levantando temores a respeito de um crise sistêmica, tal como ocorreu em 2008. Com efeito, a quebra do SVB é a maior falência bancária nos Estados Unidos desde 2008 e desestabilizou todo o setor bancário. Por isso, as autoridades financeiras europeias e americanas tiveram que intervir com urgência para limitar o contágio.
Após o anúncio da compra da maior parte do Silicon Valley Bank (SVB), os principais bancos centrais do mundo, incluindo o Banco Central do Brasil, seguirão monitorando a evolução dos fatos para conduzir, de forma adequada, as políticas de juros para garantir liquidez e estabilidade ao sistema financeiro.
Para mais informações, acesse o link a seguir:
Impacto do SVB sobre venture capital é incerto, diz investidor | Finanças | Valor Econômico (globo.com)Banco First Citizens anuncia compra do SVB e assume depósitos e empréstimos – 27/03/2023 – UOL Notícias