Pernambucanas Aprova Reestruturação Acionária e Aumento de Dividendos para 35%

A Pernambucanas aprovou uma reorganização acionária que eleva os dividendos de 25% para 35%. Durante a assembleia geral extraordinária de acionistas, realizada na terça-feira (9), foi aprovada a criação de oito classes de ações ordinárias com direitos políticos e econômicos iguais, garantindo poder de voto igualitário a todos os acionistas. A informação foi publicada no Diário Oficial Empresarial.

Além disso, pela primeira vez, os acionistas votaram pelo aumento do dividendo mínimo obrigatório de 25% para 35% do lucro líquido, superando o mínimo exigido para empresas de capital aberto. A aprovação foi informada pelo “Brazil Journal”.

Outra medida aprovada foi a conversão de 50% das ações ordinárias em preferenciais, que terão prioridade no reembolso de capital, mas sem prêmio. Foi também debatida e aprovada a criação de um conselho de administração, substituindo o conselho consultivo, além de alterações no número de membros do “board” e nas regras atribuídas à diretoria.

A proposta também incluiu a criação de uma reserva para investimentos e expansão, visando assegurar recursos sem a necessidade de reter lucros dos acionistas, além de reforçar o capital de giro e a estrutura de capital da companhia, impactada pela alta dos juros e aumento das despesas.

Essa reorganização visa simplificar e melhorar a tomada de decisões e fortalecer a governança.

Deixe um comentário