Margem Equatorial ganha força com aval do Ibama e leilão recorde de 34 blocos exploratórios

No último dia 17/06/2025, a ANP realizou o leilão de blocos de exploração da Margem Equatorial, no qual foram arrematados 34 lotes, sendo 19 localizados na Foz do Amazonas. O leilão ocorreu após a autorização, pelo IBAMA, do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF), apresentado pela Petrobras, etapa fundamental para o licenciamento ambiental necessário à perfuração de poços em águas profunda.

A aprovação do plano também possibilitará a realização de uma simulação de emergência ambiental, que será conduzida pela Petrobras em conjunto com o IBAMA. Segundo a estatal, o início da simulação está prevista para o fim de junho e representa estágio final para viabilizar a autorização da exploração petrolífera, mantendo a responsabilização ambiental.

Estimativas do Ministério de Minas e Energia indicam que a exploração da região poderá gerar cerca de 300 mil empregos e proporcionar uma arrecadação de aproximadamente US$ 200 bilhões em royalties, considerada uma oportunidade estratégica para impulsionar o desenvolvimento econômico nacional, conciliando a expansão da atividade petrolífera com a busca por uma transição energética segura e sustentável.