Na última terça-feira (19/11), a Dra. Fernanda Luíza Martins Alves apresentou o artigo resultado de sua pesquisa de graduação, denominado “ENTRE RAÇA, GÊNERO E HISTÓRIA: A busca pelo conceito emancipatório de justiça sexual e reprodutiva”, no I Seminário Luso-Brasileiro de Direitos Reprodutivos, na Universidade de Coimbra.
O evento foi uma iniciativa que objetivou unir Brasil e Portugal em torno do compartilhamento de experiências, boas práticas, estratégias conjuntas, conhecimento e pesquisa de qualidade, para uma abordagem colaborativa e eficaz na defesa dos direitos humanos reprodutivos sob o pilar fundamental da dignidade humana.
O artigo da Dra. Fernanda completou as discussões do Seminário trazendo a lupa racial para o debate no que se refere às discussões sobre o conceito de justiça sexual e reprodutiva feminina, especificamente sob o recorte Brasil e, consequentemente, com compromisso histórico.
Na semana da Consciência Negra a apresentação de um trabalho como o de nossa advogada não é só emblemática, como necessária à memória deste país!