Está aberta Consulta Pública para o arrendamento do novo Terminal do Porto de São Sebastião/SP, com previsão de investimentos em 660 milhões 

Desde o dia 30 de setembro, está aberta a consulta pública sobre a construção de um novo terminal no Porto de São Sebastião. O projeto, que envolve cerca de R$ 660 milhões, tem como objetivo modernizar e melhorar a infraestrutura do porto, gerido pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil). 

O plano prevê obras em uma área de 262 mil m², incluindo um novo píer com dois pontos de atracação para navios. Com isso, a capacidade de movimentação de cargas do porto deve quadruplicar. Os investimentos serão feitos pela empresa vencedora da licitação, que terá um contrato de 35 anos. 

Nesse modelo de parceria, o governo disponibiliza as áreas, e a empresa privada constrói a infraestrutura necessária. O projeto inclui não apenas os dois pontos de atracação, mas também um sistema rodoviário para entrada e saída de caminhões e áreas para armazenar até 190 mil toneladas de produtos. 

O projeto se beneficia da profundidade natural do canal de acesso ao porto, que possibilita a atracação de grandes navios. A nova área será preparada para receber diversos tipos de cargas, como granéis sólidos, carga geral e contêineres, o que aumenta ainda mais o potencial do porto. 

Outro ponto estratégico é a localização do porto, que tem acesso facilitado pela rodovia dos Tamoios e proximidade com a malha ferroviária e o Aeroporto Internacional de São José dos Campos. Em breve, o Contorno Sul, uma nova via, será inaugurado, melhorando o fluxo de veículos no porto. 

As contribuições para a consulta pública podem ser enviadas até o dia 28 de novembro pelo site da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Desde 2007, o Porto de São Sebastião é administrado pelo governo de São Paulo, com a Antaq responsável pela audiência pública e o leilão da nova área.