A segurança do trabalho no agronegócio

No setor do agronegócio, investir em segurança no trabalho vai muito além da obrigação esperada em outras empresas, especialmente porque este setor apresenta um dos maiores índices de acidentes de trabalho no país.

As cadeias produtivas são definidas pelas diferentes etapas do processo de operação e transformação relacionadas à produção e ao consumo. Os trabalhadores que atuam em todas as fases das cadeias produtivas fazem parte deste mundo em constante crescimento.

O agronegócio tem contribuído significativamente para o crescimento econômico do país. No entanto, ao mesmo tempo, tem grande potencial para gerar agravos aos trabalhadores envolvidos nas atividades produtivas. Esses danos à saúde dos trabalhadores abrangem desde acidentes de trabalho que ocorrem em todas as atividades produtivas, até doenças crônicas relacionadas à agricultura e à indústria agropecuária, com ênfase especial no estado de Mato Grosso.

Portanto, o crescimento desse setor deve ser acompanhado de perto por profissionais da área, a fim de garantir o cumprimento adequado da legislação trabalhista. Isso deve ser feito para evitar a precarização do trabalho e, consequentemente, buscar a redução no número de acidentes de trabalho.

A equipe Trabalhista do Tavernard Advogados está pronta para auxiliar clientes e parceiros, fornecendo orientações legais sólidas e contribuindo para o cumprimento das normas trabalhistas.