Ainda na última sexta-feira (29/01), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) se manifestou[1] a respeito do uso indevido das redes sociais no que concerne ao Mercado de Capitais. Segundo a autarquia, quaisquer medidas que visem, deliberadamente, influenciar o regular funcionamento do Mercadopodem ensejar a instauração de “processo administrativo sancionador” para investigação de responsabilidades.
No contexto de um movimento coordenado por investidores da Bolsa de Valores de Nova York para aquisição de ações da empresa Gamestop, posteriormente a acordos feitos em um fórum de discussão online, operação semelhante foi verificada no Brasil no tocante às ações da IRB Brasil Resseguros S.A. No dia 28 de janeiro, as ações IRBR3 saltaram de R$6,50 para R$7,65[2], apresentando alta de 18%, em função de interações organizadas no aplicativo Telegram e em fóruns de discussão de estratégias de investimentos.
Nesse sentido, a CVM informou que qualquer atuação dos players do mercado para influir na cotação dos valores mobiliários, incluindo o fenômeno ‘short squeeze’,potencialmente orquestrado por investidores da IRB Brasil, será passível de penalização administrativa nos termos da alínea “c”, inciso II, Instrução CVM nº 8/79. O referido evento, em termos gerais, consiste na supervalorização dos ativos, de modo que os investidores em posição vendida se adiantem para comprar as ações da companhia a fim de evitar maiores prejuízos, temendo que a tendência de alta se mantenha.
A autarquia alertou, por fim, que monitora os movimentos do Mercado para identificar quaisquer irregularidades ou práticas não rotineiras, razão pela qual destacou que está em constante interação com a B3 e a BSM, empresas responsáveis pelas atividades de supervisão dos mercados administrados pela B3.
Links relevantes:
CVM alerta: possível atuação irregular de pessoas em mídias sociais, com vistas a influenciar o comportamento de investidores. Disponível em: https://www.gov.br/cvm/
Dados disponíveis em: https://br.investing.com/equities/irb-brasil-resseguros-chart
[1]CVM alerta: possível atuação irregular de pessoas em mídias sociais, com vistas a influenciar o comportamento de investidores. Disponível em: https://www.gov.br/cvm/
[2] Dados disponíveis em: https://br.investing.com/equities/irb-brasil-resseguros-chart